Páginas

Formas seguras de acabar com mau hálito


Eliminar a halitose é a meta de muitas pessoas.

Tentando ser mais objetivo, milhares de brasileiros lutam para eliminar o mau hálito.

Na internet, podemos encontrar diversas informações incoerentes sobre como acabar com este horrível problema.

Tais informações erradas não só serão ineficazes mau hálito.

Diante disso, resolvi publicar este artigo para acudir mais e mais pessoas.

Entre as principais causas da Halitose (mau hálito), mais de 80% se encontram na cavidade oral.

Problemas na higiene oral que provocarão o aparecimento da cárie, gengivite, saburra lingual (língua branca), dentre outros, associado também com a presença de caseos amigdalianos, podem causar um mau hálito forte.

Contudo, é possível já começar o tratamento deste chato e constrangedor problema na sua residência e gastando pouco. Vamos lá entender?

1. Tome pelo menos 2,5L de água por dia
A saliva tem várias funções, e uma delas é preservar a saúde dos tecidos da boca através da atuação nas bactérias que causam bastantes problemas, incluindo o mau hálito.

Quando não há a ingestão da quantidade ideal de água por dia, há uma diminuição da formação de saliva do corpo.

Com baixa quantidade de saliva na boca, há um crescimento da proliferação bacteriana e da descamação da mucosa oral, que podem causar o mau hálito. Se policiar para beber pelo menos 8 copos com água durante o dia é primeiro passo para Tirar o mau hálito.




2.Coma frutas e alimentos que contribuem para a digestão e o trabalho intestinal
Poucas pessoas, mas a prisão de ventre pode originar o mau hálito.

Isto ocorre pois os gases oriundos das fezes que ficam presos são jogados na corrente sanguínea e, quando chegam aos pulmões, são liberados através da respiração.

Frutas fibrosas feito as maçãs ajudam muito na limpeza natural na boca.

Cenouras, maças e pepinos, por exemplo, são considerados alimentos detergentes porque, durante a mastigação destes alimentos crus, há a realização de um tipo de raspagem na superfície dos dentes, removendo a placa bacteriana que pode provocar vários problemas, incluindo o mau hálito.

 Ainda mais, podemos achar vários alimentos, como o chás e o suco de frutas(limão, por exemplo), que ajudam na digestão, descartando os gases que podem provocar o mau hálito. Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar a eliminar o mau hálito.

A. Canela e erva Doce (funcho)
Estes alimentos possuem propriedades antimicrobianas, isto é, combatem os microorganismos e bactérias que podem provocar problemas à saúde.

Realizar a mastigação de uma colher de sopa de erva doce aumentará a produção salivar, atuando no combate ao mau hálito.

Também é possível fazer um chá de erva doce ou de canela adicionando uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em um copo com água quente por 5 a 10 minutos.

B. Cravo e Sala
O cravo e a salsa também combatem as bactérias e são bastante eficientes para acabar o mau hálito, ainda que seja momentaneamente. É necessário apenas mastigar poucos pedaços.

Ainda é possível também preparar um chá com o cravo, adicionando uma colher de chá deixar ferver por 5 a 10 minutos.

C. Suco de limão
O limão é usado como opção caseira para combater o mau hálito por muito tempo.

Primeiramente ele contribui para a eliminação dos gases que originam o mau hálito.

Segundo porque o limão apresenta características adstringente e bactericida, destruindo bactérias na cavidade bucal e em todo o intestino.

E, como mencionei acima, o limão possui uma função reguladora no intestino, diminuindo a quantidade de gases com mau cheiro que caem na corrente sanguínea e são eliminados pela respiração.

D. Chá de Boldo
Existem mais de 50 causas para o mau hálito. Um percentual destas causas é originada por problemas na digestão.

Os gases oriundos na digestão são desviados para o sangue e exalados pela respiração.

O chá de boldo auxilia muito no processo de digestão dos alimentos, prevenindo que os gases pútridos sejam liberados através da boca.

A ingestão de alguns alimentos como o café, o álcool, o alho ou a cebola, assim como fumar, “auxiliam” a piorar o mau cheiro na boca.

Também existem determinados remédios que apresentam como um dos efeitos colaterais diminuir a produção de saliva e deixar a boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta carente em carboidratos. Estes tipos de nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e uma dieta pobre em carboidratos|faz com que o organismo utilize as gorduras como fonte de energia.

3. Amenize a ingestão de alimentos com grande riqueza de proteínas, gorduras e alimentos ricos em enxofre
Já que estamos debatendo sobre alimentação, vale lembrar que existem alimentos que auxiliam a formação do mau hálito.

Aqui menciono que a proposta não é parar de vez, mas não extrapolar no consumo, como por exemplo:

• Cebola ou alho;
• Queijo;
• Cafés;
• Salames;
• Pepperoni.

4. Ficar muito tempo sem comer
O corpo humano utiliza glicose para criar energia, e esta vem dos alimentos.

Se uma pessoa passa longos períodos sem alimentar-se, o corpo humano começa a fazer uso das proteínas corporais para gerar energia.

A degradação das proteínas do corpo humano provoca a formação de gases que serão eliminados pela boca, originando o mau hálito.

Por isso que é interessante que haja ingestão de comida (frutas, por exemplo) a cada 3 horas, com o propósito de que o organismo utilize as proteínas do corpo como fonte de energia.

5. Faça atividades físicas que reduzem a ansiedade e o stress
Pouquíssimas pessoas sabem disso, mas a ansiedade e o stress diminuem o fluxo salivar, o que pode contribuir para a formação do mau hálito.

Focar-se em ter uma vida mais tranquila e realizar atividades físicas ajudarão para a redução do stress e ansiedade.

6. Ter uma boa higiene buca regular e saudável contribui MUITO a prevenir e eliminar o mau hálito
Como discutimos, não se pode discutir em Eliminar o mau hálito sem falar a higiene bucal.

Problemas de saúde bucal como a cárie dentária, gengivite ou saburra lingual causam a liberação dos compostos sulfurados voláteis (CSV), que forma o mau hálito.

É essencial realizar a higiene bucal pelo menos 3x ao dia ou após as refeições. Higienizar os dentes através da escova de dentes e do fio dental e a língua por meio do limpador é essencial.