Páginas

Histórico da ciência

Nesta segunda parte do conteúdo sobre Filosofia vamos tratar de mais um conteúdo que pode ajudar você a entender melhor o conteúdo e criar uma bagagem, que ajude na escrita de artigos para seu site de conteúdo que, como eu disse antes, pode ser vendido para profissionais de SEO que desejam criar ativos digitais para formar uma renda extra no Facebook com páginas de conteúdo e que sejam muito visitadas.

O conhecimento científico é conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Para melhor entender o que significa essa revolução, vamos analisar o conceito de ciência existente antes da Idade Moderna.

A ciência grega de ganhar dinheiro


Dentre as civilizações antigas, os gregos foram os primeiros a desenvolver um tipo de conhecimento racional mais desligado do mito. O pensamento laico, não-religioso, logo se torna rigoroso e conceituai, fazendo nascer a filosofia no século VI a.C.



Nas colonias gregas da Jônia e Magna Grécia, surgiram os primeiros filósofos (posteriormente conhecidos como pré-socráticos), e sua principal preocupação era a cosmologia, ou estudo da natureza. Buscavam o princípio explicativo de todas as coisas (a arché), cuja unidade resumiria a extrema multiplicidade da natureza. As respostas eram as mais variadas, mas a teoria que permaneceu por mais tempo foi a de Empédocles, para quem o mundo físico é constituído de quatro elementos: terra, água, ar e fogo.

Muitos desses filósofos, tais como Tales e Pitágoras no século VI a.C. e Eu-clides no século III a.C, ocupavam-se com astronomia e geometria, mas, diferentemente dos egípcios e babilónios, desligavam-se de preocupações religiosas e práticas, voltando-se para questões mais teóricas.